Tutorial ZF Tool – Projeto Zend Framework com ZF Tool

Bom, depois de muito tempo sem trazer novidades para a galera do Zend Framework, estamos ai com novidades, entre elas este tutorial sobre como utilizar o ZF Tool, a ferramenta criada pela Zend Technology para facilitar a vida de quem utiliza o mais popular framework PHP. Vou me limitar aos comandos mais fundamentais, depois, se você já sabe programar com o Zend framework, vou ensinar como achar os outros comandos (suspense).

Instalando o ZF Tool no Windows

Suponho que você já tenha baixado a ferramenta que vem junto com o Zend Framework, senão, é preciso baixar em http://framework.zend.com/download/archives. Dentro desta página procure por “Zend Framework 1.11.2 Minimal” e baixe no formato desejado.

Para a instalação já postei um tutorial no meu blog, que você poderá acompanhar aqui: Como Instalar ZF – Zend framework tool. Vai lá, instale e depois volte para cá!

Se a instalação ocorreu corretamente e você viu a mensagem informando a versão do Zend Framework instalado, então é hora de começar a colocar a mão na massa!

Console 2

Console 2 é uma excelente alternativa com mais opções e configurações do que o tradicional prompt de comando do windows. Entre tantas curiosidades ele tem suporte à abas. Se desejar baixar clique e baixe o Console 2 – sourceforge .

Console 2

Estrutura do Projeto

A escola antiga do Zend era praticamente um desafio para os iniciantes no framework e uma rotina para os mais experientes. Com o ZF Tool ficou muito fácil. Vamos lá!

Se você não instalou o Console 2 utilize o prompt de comando do windows mesmo.

Vamos criar um ambiente para este tutorial chamado dev.zf.com. Para tal, vamos utilizar um virtual host.

Eu postei um tutorial de como criar virutal host no windows, caso você não saiba, então acesse “Adicionar Virtual Host no Windows” e ao invés de “meuvirtualhost.com” como proposto no post, substitua meuvirtualhost.com por dev.zf.com.

Criado o virtual host, é hora de começar a brincar.

Criando o Projeto com ZF Tool

ZF CREATE PROJECT [nome_do_projeto]

Para criar o projeto é muito fácil. Acesse a pasta do projeto pela linha de comando. (Espero que saiba como fazer isto, se não souber como utilizar a linha de comando acesse o tutorial “Comandos Básicos do MS-DOS” – infowester – veja os comandos: CLS, DIR, CHDIR, MKDIR e EXIT! Não precisa mais do que isto para este tutorial)

Digite:

 lang="sql

zf create project dev.zf.com

Este comando cria toda a estrutura necessária para um projeto padrão com o Zend Framework no diretório em que o ZF Tool for invocado pela linha de comando, no meu caso, como eu criei meu virtualhost em dev.zf.com eu estou dentro deste diretorio e é ali que vai ser criado a estrutura de arquivos.

Você verá algo como abaixo. No resultado exibido após a criação do projeto diz que PHPUnit não foi encontrado. Não se preocupe, pois o PHP Unit é um Framework para testes em PHP e que não é necessário para este tutorial.

Console 2

A estrutura de arquivos criada pelo ZF Tool será conforme exibido na imagem abaixo:

Estrutura Criada pelo ZF Tool

Navegue pelos arquivos criados e abra um por um e veja quão caprichoso ficou o trabalho feito pelo ZF Tool!

NOTA: você não precisa estar dentro do diretório do projeto para criá-lo, você poderia fazer assim:

 lang="sql

zf create project c:/wamp/www/dev.zf.com

Mas não acho isto interessante! Opinião pessoal (risos – ninguém é obrigado a aceitar!)

Biblioteca Zend, onde foi parar?

Se você já foi todo fominha no navegador testar, deu de cara com uma mensagem de erro, não é?

Bom, isto se deu ao fato do ZF Tool não colocar a biblioteca Zend dentro da pasta “library“.

Você terá que fazer isto manualmente, copie a pasta Zend do arquivo que você baixou da net e descompactou e cole dentro da pasta “library” do novo projeto criado.

Comandos ZF Tool

O comando anterior não resume tudo o que o ZF é capaz de fazer, confira a seguir as utilizades oferecidas por esta ferramenta.

ZF CREATE CONTROLLER [nome_do_controller]

A estrutura criada acima contém os arquivos necessários para você começar, um site não é feito só dos controladores Index e Error, por isto, para fins didáticos vamos criar os controladores: Empresa, Produtos e Contato.

Digite:

 lang="sql

  zf create controller empresa

Note que você apenas digitou ‘empresa’ e o ZF fez o resto pra você! A Ferramenta não é sensível ao caso, por isto você pode digitar tudo em minúscula, que ele criará tudo para você bonitinho!

Controlador Empresa pelo ZF Tool

Veja agora, que foi criado um novo arquivo chamado EmpresaController.php na pasta /application/controllers e seu respectivo código-fonte. Fantástico não é?

Faça o mesmo para Produtos e Contato e verifique na estrutura de arquivos o resultado.

 lang="sql

  zf create controller produtos

 lang="sql

  zf create controller contato

Ao criar os controladores Empresa, Produtos e Contato, não foram somente os arquivos EmpresaController.php, ProdutosController.php e ContatoController.php que foram criados. O ZF se encarregou de criar as Ações para as páginas do view padrão para cada controlador dentro das suas respectivas pastas em /application/views/scripts.

Veja na imagem abaixo:

Actions Index criados pelo ZF Tool

Quer mais? Então continue lendo…

ZF CREATE ACTION [nome_do_action] [nome_do_controller]

Caso você deseje criar mais Ações para os Controladores de seu site, o ZF Tool poderá lhe ajudar! Preste atenção no fato do nome do Controlador precisar ser informado, senão uma mensagem de erro será disparada e o action não será criado.

Vamos criar as ações, email, telefone e formulario para o nosso Controlador “Contato“.

Crie as três ações depois veja o resultado:

 lang="sql

  zf create action email contato

 lang="sql

  zf create action telefone contato

 lang="sql

  zf create action formulario contato

Ações Criadas pelo ZF Tool

Abra cada um deles e veja como o ZF Tool populou eles.

ZF CREATE VIEW [nome_do_view] [nome_do_action]

Caso você queira criar apenas um view independente de um Controlador, por exemplo, para uma página “oferta” da seção de produtos “tal”, de forma que se o cliente acessar a página do produto “tal” ele veja uma página com uma oferta imperdível, então, você iria trocar o caminho do view do action e mostrar outro view para aquele action (to fazendo de conta que você sabe do que estou falando).

 lang="sql

  zf create view oferta index

View Oferta com action index criado pelo ZF Tool

NOTA: O comando CREATE VIEW não cria um “controlador”, entretando, o arquivo criado mostra o texto “View script for controller oferta and script/action name index“, que quer dizer: “Script view paro o controlador oferta e nome do script/action index“, pois o mesmo utiliza o mesmo código de CREATE ACTION para este fim.

ZF CREATE MODEL [nome_do_model]

Até o presente momento, nosso projeto não tem nenhum Model criado e você provavelmente vai precisar de algum.

Para criar um model utilize o comando abaixo:

 lang="sql

  zf create model produtos

Model Produtos criado pelo ZF Tool

ZF ENABLE LAYOUT

Caso você seja experto e goste de organizar as coisas, você vai estar utilizando um layout, o ZF pode lhe ajudar com isto também.

Note na estrutura de arquivos que não existe a pasta “layouts“.

Para criar a estrutura básica do layout, simplesmente digite:

 lang="sql

  zf enable layout

E a seguinte estrutura aparecerá:

Layout habilitado pelo ZF Tool

Abra o arquivo layouts/scripts/layout.phtml e veja o código gerado pelo ZF.

E por fim, para descobrir o restante dos comandos disponíveis digite:

 lang="sql

  zf ?

Bom, é isto ai! Boa sorte daqui pra frente e espero que tenham gostado. Qualquer duvida postem nos comentários que eu respondo na página deste tutorial ou por email se for algo muito pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *