Antes de prosseguirmos com nosso aprendizado Java, é preciso fazer alguns esclarecimentos. Para tal vamos ver o que é a Tecnologia Java, a Linguagem de Programação Java, sua plataforma e como o Java funciona.
Sobre a tecnologia
Bom, a saber, Java é TAMBÉM uma linguagem de programação, mas é uma plataforma TAMBÉM.
Muitos programadores que estão dando os primeiros passos em Java mundo a fora, e, especialmente aqui no Brasil, que não tem acesso direto à documentação traduzida, tem feito a maior confusão nas suas cabecinhas, visto que querem aprender a programar em Java, acabam perdidos quando começam a pesquisar e encontram diversas abordagens e paradigmas para cada necessidade. Programar para Desktop é assim, programar para Web é assado, etc…
De fato! No entanto, isto é porque o Java engloba vários recursos e tecnologias disponíveis para suprir as mais diversas necessidades computacionais.
Sossega ai, não se preocupe, no final tudo usa Java Java Java e Java e mais um pouco de Java, o que você precisará fazer, é primeiro aprender a programar na LINGUAGEM JAVA.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA
O que é a Linguagem de Programação Java em Si
Java, como linguagem de programação, está classificada entre as linguagens de auto nivel, ou seja, é uma linguagem voltada para o Programador e não para a máquina (linguagem de baixo nível) e possui abstração, ou seja, toda programação pesada já foi empacotada e o programador não precisa se preocupar com a arquitetura e características do computador ( processador, instruções de memória, registradores, buffer, bla bla bla, cara chato! ).
Principais característica
Entre toda uma vasta gama de características que definem a linguagem de programação Java, segue abaixo uma listagem das mais interessantes:
- Simples
- Orientada a Objetos
- Distribuída
- Multithreaded
- Dinâmica
- Neutra de Arquitetura
- Portátil
- Alta performance
- Robusta
- Segura
Máquina Virtual, como assim?
Todo o código-fonte na linguagem Java é um arquivo de texto simples que termina com a extensão .java e que contém uma classe. Depois é compilado com a ferramenta que vem junto com o mesmo ao ser instalado, o javac. No final da compilação é gerado um arquivo com a extensão .class. Diferentemente de outros compiladores, o arquivo resultante .class, não possui código nativo que o processador entende, mas sim bytecodes, que é a linguagem de máquina utilizada pelo Java, e por isto, é chamado de JVM ou Java Virtual Machine ( Máquina Virtual Java).
Esta JVM pode ser executada em QUALQUER sistema operacional que haja disponível uma versão da JVM, e não somente os computadores de mesa ou notebooks, mas desde celulares até display de geladeiras e microondas! Por este motivo, o mesmo arquivo compilado .class pode estar disponível para vários sistemas operacionais sem nenhuma modificação!
A PLATAFORMA JAVA
Como você já deve saber, uma plataforma pode ser um hardware ou software na qual diversos programas podem rodar desde que a plataforma suporte suas necessidades.
Uma plataforma pode ser descrita como uma combinação de hardware e sistemas operacionais.
No caso do Java, como já vimos ele utiliza o JVM, portanto ele é uma máquina virtual, por isto é uma plataforma de software somente. Fica evidente, que o Java é por si uma plataforma não baseada em hardware que roda em cima de outra plataforma baseada em hardware.
Dada a natureza e a proposta do Java, ele é uma plataforma multi-plataforma, ou seja, roda em qualquer sistema operacional.
A vantagem é a portabilidade para a Linguagem Java, você cria uma vez e roda em qualquer lugar, diferentemente de outras linguagens que precisam ser compiladas e sofrer algumas modificações para cada versão ou tipo de Sistema Operacional.
A plataforma Java é composta por dois compentes básicos:
- A JVM (Java Virtual Machine), que você já conhece
- A API Java
A API do Java ( API, do inglês Application Programming Interface, significa Interface de Programação de Aplicações – programas, aplicativos, chame como quiser ), é uma imensa coleção componentes pré-definidos para a criação de softwares que oferecem muitos recursos e capacidades para facilitar o desenvolvimento e agilizar a programação. O API do Java é um composto de bibliotecas de classes relacionadas e interfaces. O termo para citar um conjunto de classes, ou bibliotecas, é package, do inglês, pacote.
1 resposta em “[ 01 – Tutorial Java ] A Tecnologia Java – Linguagem e Plataforma”
Muito bom o post, continua assim, estou começando em Java e foi de muita utilidade para conhecer essa linguagem.
Parabéns pelo blog.
Allan.